INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É O SEGREDO DO SUCESSO

Você já ouviu falar no teste do marshmallow? Você provavelmente o conhece mas, o que talvez você não saiba, é o que aconteceu com as crianças depois de adultas. Continue a ler para descobrir! Aqui vai a dica: inteligência emocional é o segredo do sucesso.

Neste artigo vamos abordar uma das maiores habilidades sociais humana: a inteligência emocional e identificar como ela pode te ajudar nas relações interpessoais e negociações.

O assunto é fascinante, empolgante, de deixar qualquer um preso à cadeira por horas, somente para ouvir sobre o tema.

Afinal, o que é inteligência emocional?

O termo “inteligência emocional” é relativamente novo. Começou a surgir em 1990, como um artigo de psicologia escrito por John Mayer e Peter Salovey.

Mais tarde, em 1995, Daniel Goleman lançou um livro que foi um best seller, onde fala sobre a importância da inteligência emocional na vida cotidiana de qualquer pessoa.

Hoje, depois de tantos estudos feitos, é possível dizer que a inteligência emocional é o segredo do sucesso.

Evidentemente, não estamos retirando a importância da inteligência cognitiva, aquela que você conhece como QI.

As 5 características de quem tem inteligência emocional

Mayer e Salovey elaboraram um “pequeno manual” para identificar se você tem, ou não, inteligência emocional.

Você verá que são conceitos muito simples de entender, mas muitas vezes difíceis de serem aplicados na prática!

Você é inteligente emocionalmente? Dê uma olhada, faça uma reflexão sincera sobre você.

inteligencia emocional é o segredo do sucesso 4

Número 1 – Você CONHECE as suas próprias emoções?

Ou seja, ter autoconsciência de si mesmo(a). Você se conhece?

Você só consegue controlar os seus impulsos se você tiver conhecimento dos sentimentos que você possui. Parece óbvio, não? Mas, garanto para você que a sociedade atual padece imensamente desse conhecimento. Não ter capacidade de entender os nossos próprios sentimentos faz com que fiquemos à mercê desses sentimentos.

Por exemplo, se você sabe que é impulsivo(a), você já está a meio caminho de resolver o problema. Mas, se você é impulsivo(a) e não o reconhece, a chance da impulsividade comandar as suas ações (a emoção no comando) é muito grande (ao invés da sua razão comandar a sua emoção).

As pessoas mais seguras acerca de seus próprios sentimentos são melhores pilotos de suas vidas, tendo uma consciência maior de como se sentem em relação a decisões pessoais, desde com quem se casar a que emprego aceitar.

Daniel Goleman

Número 2 – Você sabe LIDAR com as suas emoções?

Essa capacidade está atrelada à anterior. Ou seja, primeiro você precisa ter uma autoconsciência das suas emoções para, em seguida, saber lidar com elas.

Todos nós sentimos uma enxurrada de emoções diariamente, desde a raiva até a alegria. Ao sair de casa de carro e sermos fechados por outro carro, temos uma injeção de raiva, mas ela passa ao longo do dia (ou pelo menos, deveria!).

O que quero dizer é que não há problema algum você sentir raiva, ser ansioso(a) ou até mesmo desesperado(a). O que importa é você se dar conta de que tem essas características para que você possa lidar com essas emoções.

Saber controlar as emoções é sinal de maturidade.

As pessoas que são fracas nessa aptidão vivem constantemente lutando contra sentimentos de desespero, enquanto outras se recuperam rapidamente dos reveses e perturbações da vida”.

Daniel Goleman

Número 3 – Você tem capacidade de automotivação?

Eu chamaria essa capacidade de “persistência”.

Ainda que existam dificuldades e entraves para que você atinja o seu objetivo, se você não tiver capacidade de automotivação, há uma grande chance de você desistir.

Segundo Goleman,

As pessoas que têm essa capacidade tendem a ser mais produtivas e eficazes em qualquer atividade que exerçam.

Número 4 – Você sabe reconhecer as emoções dos outros?

Uma outra definição dessa capacidade seria usar a palavra “empatia”.

Você poderia perguntar: mas, o que a empatia tem a ver com o meu sucesso nas relações pessoais e de trabalho? Tudo!

Veja o trecho descrito por Goleman abaixo:

As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem. Isso as torna bons profissionais no campo assistencial, no ensino, vendas e administração.

Isso significa que saber ouvir o outro é uma das grandes qualidades de um(a) bom(a) negociador(a). Se você quiser saber mais sobre o assunto, dê uma olhada neste artigo sobre escuta ativa.

A partir do momento em que você identifica O QUE a outra parte quer, você dá um passo imenso em direção à solução do problema.

Nem sempre é fácil identificar qual é o interesse por trás das falas de uma pessoa. Por isso, eu sempre digo que todo bom observador é um bom negociador.

Número 5 – Você sabe lidar com relacionamentos?

Lidar com pessoas é lidar com as emoções dos outros.

Afinal, uma pessoa não é uma casca vazia. Tudo o que ela é tem a ver com as emoções que ela tem.

Por isso, saber lidar com as emoções dos outros pode definir a sua popularidade, a sua habilidade em liderança e eficiência interpessoal.

Pessoas excelentes nessas aptidões se dão bem em qualquer coisa que dependa de interagir tranquilamente com os outros; são estrelas sociais.

Daniel Goleman

Os resultados do teste de marshmallow – a inteligência emocional foi o segredo do sucesso

inteligencia emocional é o segredo do sucesso 3

Em 1960, foi feito um teste com crianças de 4 anos, filhos de professores e funcionários da Universidade de Stanford.

O teste era bem simples, consistia em dar um marshmallow a cada criança. Em seguida, explicar para a criança que, se ela esperasse até o professor voltar, ela ganharia outro marshmallow, ficando com 2. Se ela o comesse e não esperasse, ela ficaria só com um marshmallow.

Um terço das crianças não esperaram e comeram rapidamente o marshmallow. Os outros dois terços esperaram e ganharam o segundo.

O teste é bastante engraçadinho, mostra as carinhas das crianças e o esforço que várias fizeram para superar a tentação. Mas não se engane, esse teste foi revelador!

O que é mais importante é o que veio depois. Essas mesmas crianças foram acompanhadas por psicólogos durante 14 anos, até a adolescência.

O resultado é impressionante!

O estudo com as crianças buscou testar sua capacidade de resistir a impulsos, capacidade esta considerada como o coração do autocontrole emocional.

A diferença de inteligência emocional entre as crianças que conseguiram se controlar e aquelas que não conseguiram é reveladora!

Veja na tabela abaixo que tipo de adolescentes essas crianças se tornaram:

O que podemos aprender sobre inteligência emocional com o teste?

As crianças que souberam esperar já tinham, desde cedo, a noção básica de que saber esperar é vantajoso.

Mais ainda, o estudo também demonstrou a relação direta entre a inteligência emocional e a inteligência propriamente dita, aquela que chamamos de QI.

Em outras palavras, a capacidade de adiar a satisfação imediata está intimamente ligada ao nível de QI (inteligência cognitiva) da pessoa.

Não se desespere! Inteligência emocional pode ser aprendida!

Se você ficou em dúvida se você teria comido o marshmallow, ou não, e chegou à conclusão que não teria esperado, não se desespere.

De acordo com o especialista no assunto, Daniel Goleman, a capacidade de controlar os impulsos pode ser aprendida.

Ademais, o passar do tempo com a idade reforça, cada vez mais, a compreensão de que as coisas não precisam ser feitas exatamente naquele momento.

há amplos indícios de que aptidões emocionais como o controle de impulso e a interpretação de uma circunstância podem ser aprendidas.

Por que a inteligência emocional é o segredo do sucesso para o(a) bom(oa) negociador(a)?

Um dos elementos essenciais do controle de emoções de uma pessoa é a sua capacidade de controlar seus impulsos para conseguir atingir uma determinada meta, seja ela montar uma empresa, fechar um negócio ou assinar um bom contrato.

Os estudiosos do tema concluíram que a inteligência emocional é a capacidade das pessoas atingirem as suas metas usando suas faculdades mentais.

Saber esperar a hora certa de endereçar um tema, conter suas emoções quando as discussões ficam mais quentes e conseguir manter o foco, mesmo diante das dificuldades apresentadas, são qualidades que demonstram inteligência emocional.

É por isso que dizemos que a inteligência emocional é o segredo do sucesso.

É bastante difícil dialogar e negociar qualquer assunto com uma pessoa que não consegue conter suas emoções (de raiva ou ansiedade, por exemplo) em uma reunião complexa, com temas difíceis.

Após a venda de um determinado produto, é natural surgirem problemas. Se você não sabe lidar com essas dificuldades, ou tiver uma deficiência em algum aspecto de inteligência emocional, dificilmente conseguirá manter um cliente com relacionamento a longo prazo.   

Por fim

Após ter lido este artigo, acredito que você tenha compreendido porque a inteligência emocional é o segredo do sucesso! Compartilhe o artigo com outras pessoas e deixe o seu comentário.

Se você gostou, fique a vontade para compartilhar o artigo :-)

Deixe uma resposta